A São Bento e o Hip-Hop: Onde Tudo Começou
Antes de qualquer playlist bombar no streaming e dos MCs invadirem os palcos do mainstream, a cultura hip-hop brasileira pulsava nos subterrâneos da cidade.
Nos Tempos da São Bento resgata essa história, mergulhando no epicentro onde o break, o rap e o graffiti se encontraram debaixo do concreto do metrô. O documentário revela o cotidiano dos b-boys, MCs e DJs que transformaram um vão livre qualquer em um templo sagrado da cultura de rua.
Se hoje o hip-hop se tornou um dos gêneros mais consumidos do país, foi ali, no chão de pedra da São Bento, que os primeiros passos (literalmente) foram dados.
Da Marginalidade à Consagração: A Rua Como Escola
O filme não romantiza a jornada – pelo contrário, expõe como a São Bento foi resistência num Brasil que ainda tentava entender (e reprimir) a cultura negra periférica.
Entre imagens de arquivo e depoimentos de lendas vivas do hip-hop nacional, Nos Tempos da São Bento revela como aquele espaço se tornou uma verdadeira faculdade para artistas que depois lotariam arenas.
Mas será que a São Bento ainda vive? Ou foi engolida pela gentrificação e pelo "hype" do hip-hop gourmetizado? O documentário joga essa reflexão no ar – e na sua tela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário