Em abril de 2022, a Praça da Liberdade, no coração de São Paulo, ganhou uma nova moradora ilustre: a estátua de Deolinda Madre, carinhosamente conhecida como Madrinha Eunice. A obra, assinada pela artista Lídia Lisboa, retrata Eunice em pleno movimento, com saia rodada, turbante, colares e pulseiras, celebrando sua paixão pelo samba.
Com 1,70 m de altura e 60 cm de largura, a escultura homenageia a mulher que, em 1937, fundou a Sociedade Recreativa Beneficente Esportiva da Escola de Samba Lavapés Pirata Negro, a mais antiga em atividade na capital paulista. A escolha da Praça da Liberdade para abrigar a estátua não foi por acaso; foi nesse bairro que Madrinha Eunice, vinda de Piracicaba aos 12 anos, estabeleceu-se e deixou um legado cultural inestimável.
A iniciativa faz parte de um projeto do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Prefeitura de São Paulo, que visa reconhecer e celebrar personalidades negras que contribuíram significativamente para a cultura paulistana. Além de Madrinha Eunice, o projeto prevê homenagens a outras figuras emblemáticas, como o sambista Geraldo Filme, cuja escultura foi inaugurada em abril de 2022 na Praça David Raw, na Barra Funda.
A artista Lídia Lisboa, responsável pela escultura de Eunice, é reconhecida por seu trabalho de ação sociopolítica com uma perspectiva crítica de gênero, trazendo em suas obras uma combinação de poesia, sensibilidade e resistência.
Meta descrição SEO: "Estátua de Madrinha Eunice é inaugurada na Praça da Liberdade, celebrando a matriarca do samba paulistano. Obra assinada por Lídia Lisboa."
Nenhum comentário:
Postar um comentário