O jogo de culpa, ressentimento, ódio e amor é tema do premiado livro de Lionel Shivrer, Vamos Falar Sobre O Kevin, que agora ganha a sua versão para o cinema em 27 de janeiro de 2012.
No Drama:
Numa fatídica quinta feira de 2001, Kevin Khatchadourian, 16 anos, planejou e cometeu sozinho uma chacina na escola que estudava; matou sete colegas, uma professora e um servente.
Eva Khatchadourian, mãe desse pequeno psicopata, escreve cartas para seu ex-marido e tambem pai ausente, relatando tudo que antecedeu o crime e discute questões sobre o casamento, maternidade e família, além de expor o peso da culpa e da dor que carrega pelos atos de seu filho.
Apesar de ficcional, esse triler pscanalitico analisa profundamente uma real sociedade cheia de mitos que contribui na criação de jovens entediados, monstros e pitboys.
O filme conta com a direção de Lynne Ramsay, diretora que apesar de uma curta filmografia, apresenta bons trabalhos elogiados pela critica.
Por essa nova estréia, Ramsay ganhou o prêmio de melhor filme no festival de Cinema de Londres em 2011 e pode ser responsável por consagrar outras estrelas que atuam neste intrigrante filme:
Para constelar o filme:
Para o papel de Kevin, foram escolhidos 2 atores: Jasper Newell que interpreta a fase criança e Ezra Miller, jovem e promissor ator que faz Kevin adolescente.
O papel de Franklin o Pai do jovem assassino e Ex-marido de Eve ficou com John C. Reilly que em 2002 no Filme Chicago foi indicado como Melhor ator Coadjuvante.
Para quem ainda não Leu o Livro:
Vale a pena. Ganhei-o de aniversário em 2011, e foi de longe o melhor romance que li no ano passado. Coincidentemente (ou não) foi bem na época em que dois trágicos fatos marcaram a realidade brasileira.
O Massacre da escola publica em Realengo, Rio de Janeiro, quando o jovem de 26 anos, Wellingnton Menezes invadiu a escola em que havia estudado e assassinou com diversos tiros vários estudantes e depois se suicidou com a chegada da polícia.
O outro fato ocorreu na região do ABC Paulista, também numa escola. Um aluno de apenas 10 anos, efetuou um disparo contra sua professora em plena sala de aula, ferndo-a. Logo apos o tiro, o pequeno atirador se suicidou.
O garoto havia pegou a arma escondida do pai, policial da Guarda Metropolitana.
Estes incidentes, premeditados ou não, mexem com a paz e consciencia de todos. Como explica-los?
No caso de Wellingnton, é até possivel fazer uma relação (ainda que leigamente e errada) com os bullyngs que sofria quando era aluno da escola que cometeu o massacre.
Mas no caso do aluno do ABC, é muito dificil buscar alguma explicação, pois, de acordo com os pais, irmão, amigos de escola e professores, se tratava de um bom filho e irmão, amigo de todos e ótimo aluno.
Porém, Precisamos Falar Sobre o Kevin, me deu algumas respostas surpreendentes.
Não Todas, mas talvez suficientes para começar a pensar que, em atrocidades como estas existe mais do que só uma óbivia hipocrisia; há mais culpados. Leitura obrigatória antes de assistir.
A atriz Tilda Swinton faz a mãe de Kevin. Perfeita para o papel, Tilda possui uma fisionomia de rosto "estranha" que traduz bem o perfil de Eva, uma mulher desolada pela culpa, quedesde a gestação, parecia prever que o nascimento de seu filho culminaria numa catástrofe.
A caracterização da atriz buscou tambem estabelecer uma relação de proximidade com kevin,como o corte de cabelo até as rouras que vestem e comportamento. Muito além de sua aparencia incomum, Swinton se destaca por suas otimas atuações, como no pelo papel que lhe rendeu o oscar de Melhor Atriz coadjuvante em Conduta de Risco.
Em Precisamos Falar sobre o Kevin, ela já é cotada como favorita à estatueta do Oscar de 2012, mas idependente de ganhar ou não a estatueta a critica já indica este como o melhor papel de sua brilhante carreira.
Assista o Trailler
Diretor: Lynne Ramsay
Elenco: Tilda Swinton, Ezra Miller, John C. Reilly, Siobhan Fallon, Ursula Parker, Jasper Newell, Rock Duer, Ashley Gerasimovich, Erin Maya Darke, Lauren Fox
Produção: Jennifer Fox, Luc Roeg, Robert Salerno
Roteiro: Lynne Ramsay, Rory Kinnear
Fotografia: Seamus McGarvey
Trilha Sonora: Jonny Greenwood
Duração: 112 min.
Ano: 2011
País: Reino Unido/ EUA
Gênero: Drama
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: independente / BBC Films / Atlantic Swiss Productions / Lipsync Productions / Artina Films / Footprint Investment Fund
Nenhum comentário:
Postar um comentário